quinta-feira, 22 de abril de 2010

McAfee - atualização do antivírus trava computadores mundo à fora

Usuários pensarão duas vezes antes de renovar com McAfee, diz perito em segurança

O antivírus da empresa sofreu uma atualização errada e, a partir daí, passou a considerar um arquivo do próprio sistema operacional Windows como uma ameaça
22/04/2010 | 20:05 | Gladson Angeli

Depois que uma atualização do antivírus da McAfee travou milhares de computadores em vários países, na quarta-feira (21), a empresa pode sofrer uma fuga de usuários. Segundo o perito em segurança digital, Wanderson Castilho, quem foi afetado pelo Bug vai pensar duas vezes antes de renovar o contrato com a companhia, uma das maiores no ramo de software de segurança.


O programa sofreu uma atualização errada e, a partir daí, passou a considerar um arquivo do próprio sistema operacional Windows como vírus. Ao isolar o arquivo, o antivírus acabava travando a máquina. Há informações de hospitais, escolas e até delegacias que tiveram problemas. A companhia publicou ainda na quarta-feira uma atualização que corrige o erro. De acordo com a McAfee, foram afetados apenas usuários que rodam suas máquinas com Windows XP e com a atualização Service Pack 3.

Em um comunicado, o vice-presidente executivo da McAfee, Barry McPherson, o problema afetou menos de 1% das empresas usuárias e uma fração dos usuários domésticos dos produtos como o McAfee VirusScan Plus, McAfee Internet Security Suite e McAfee Total Protection. Segundo a empresa, o software havia passado por todos os testes de qualidade. Mesmo assim, a empresa pediu desculpas pelos transtornos.

De acordo com Castilho, apesar de problemas semelhantes já terem acontecido com outras empresas, o fato não pode ser considerado comum. “É uma grande falha. É a assombração para todos os fabricantes de software”, disse. Segundo o perito, as empresas fabricantes de antivírus têm mapeados todos os arquivos operacionais. “Provavelmente foi uma série de erros que resultou neste problema”, afirmou.

Para o perito, a falha deve abalar a credibilidade da empresa junto aos usuários. “As empresas de software são fundadas em valores intangíveis e qualquer coisa pode abalar esta estrutura”, disse.


A reportagem da Gazeta do Povo tentou ouvir a McAfee no Brasil, mas não obteve resposta. 
 
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