domingo, 25 de abril de 2010

O pedido protocolado na Procuradoria Geral Eleitoral para que se investigue os institutos de pesquisa

A "Folha", as pesquisas e o tiro no pé: mais de mil já assinaram o pedido para que se investigue institutos

publicada sábado, 24/04/2010 às 14:11 e atualizada sábado, 24/04/2010 às 14:11




A "Folha" deu mais um tiro no pé, ao abrir guerra contra os institutos de pesquisa que dão resultados diferentes dos levantamentos feitos pelo DataFolha.

A "Folha" passou a agredir sistematicamente Sensus e Vox Populi. A "Folha" acha que mete medo no Brasil. Mas o Brasil mudou (pouco, mas mudou).

O resultado da barafunda de acusações é que a "Folha" lançou contra si, também, a luz da suspeita. Vários blogs e sites levantaram (de forma sustentada, com números) dúvidas sobre as pesquisas da "Folha" - sempre favoráveis a Serra.[no final do post constam vários links de postagens confirmando as "suspeitas"]

A Globo se aliou à "Folha", e anunciou: não divulga mais levantamentos do Vox Populi e do Sensus. Os campos estão bem estabelecidos. A máscara da neutralidade foi jogada no lixo. O que é bom.

Mas assumir que se é parcial, que se tem interesses a defender, não quer dizer passe livre para a mentira, ou para a manipulação grosseira de números. Uma coisa é assumir que se tem um lado. Outra coisa é mentir!

De que lado está a mentira no caso das pesquisas? Não sabemos...

É por isso que Eduardo Guimarães, do MSM (Movimento dos Sem Mídia), acaba de protocolar na Procuradoria Geral Eleitoral pedido para que se investigue os 4 maiores institutos.

O Eduardo reproduziu, em seu blog, a representação apresentada. Já passa de 1.100 o número de comentários: são leitores (e cidadãos) que apóiam e pedem a investigação - http://edu.guim.blog.uol.com.br/.

Alguns podem achar pouco. Eu acho muito. Um cidadão, que preside uma entidade pequena (o MSM), resolve peitar um jornal e cobrar investigação sobre todos institutos. Em dois dias, mais de mil pessoas se unem , a cobrar que se investigue.

Esse escrevinhador quer a investigação, e humildemente, apóia a inciativa do Eduado e do MSM.

Não podem pairar dúvidas sobre algo tão sério para a democracia brasileira!

A "Folha" quer só levantar dúvidas, criar suspeitas. Para ajudar o Serra.

Nós queremos a verdade.

É por isso que a credibilidade de jornais como a "Folha está no chão. Os jornalistas que trabalham lá já não acreditam no jornal. As fontes não acreditam nele. Só o Otavinho ainda leva a "Folha a sério...

 _______________________________________________

Reuters


SONDEO-Analistas ven a Rousseff como favorita en elección Brasil

Thu Apr 22, 2010 2:01pm EDT
BRASILIA, abr 22 (Reuters) - Brasil celebrará el 3 de octubre elecciones para escoger a un sucesor del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quien por ley no puede buscar un tercer período consecutivo.

Los dos principales candidatos son el ex gobernador del estado de Sao Paulo José Serra, del partido opositor PSDB, y la ex jefa del gabinete presidencial Dilma Rousseff, quien representa al gobernante Partido de los Trabajadores (PT).

A pesar de que Serra mantiene una estrecha ventaja por sobre Rousseff en los sondeos de opinión, su contrincante es vista como la favorita por la mayoría de los analistas debido a la fuerte economía y a la enorme popularidad de Lula.

A continuación un sondeo de Reuters de 13 consultores políticos y académicos sobre la elección presidencial, realizado entre el 19 y el 22 de abril.

La tabla muestra, en porcentaje, las posibilidades de victoria que cada consultor ve para Serra y Rousseff.

El sondeo de abril muestra a Rousseff con un promedio de 54,8 por ciento frente al 45,2 por ciento de Serra, en comparación al 57 y 43 por ciento alcanzado respectivamente en un sondeo el 19 marzo.

Un ex gobernador estatal y una ex ministra de Medio Ambiente se encuentran en un distante tercer y cuarto lugar de las preferencias.

                               Rousseff          Serra
Chris Garman (Eurasia):            60-70             30-40
Jose Luciano Dias (CAC):           60                40    
Rafael Cortez (Tendencias):        60                40    
Cristiano Noronha (Arko)           60                40    
Ricardo Ribeiro (MCM):             60                40    
Lucia Avelar (UNB):                60                40
Daniel Wagner(CRS):                55                45    
Maria do Socorro Braga (UFSCAR):   55                45
Alexandre Barros (Early Warning)   52                48
David Fleischer (Brazil Focus):    50                50
Fernando Lattman-Weltman(FGV):     50                50
Bolivar Lamounier (Augurium):      45                55
Joao Paulo Peixoto (UNB):          40                60
 
 Promedio:            54,8        45,2
 
 
(Reporte de Raymond Colitt; Editado en español por Juan José Lagorio)





Fontes do Post:


Leia também: