terça-feira, 13 de abril de 2010

Índices da educação na América Latina

A UNESCO revelou hoje que Cuba é o país com melhor desempenho na educação em toda a América Latina. O relatório divulgado anualmente sobre o assunto afirma que em termos de cumprimento das metas de acesso e qualidade de ensino Cuba deixa para trás todos os países latino-americanos e está à frente de países do chamado primeiro mundo como Suíça, Bélgica e Espanha.

O Brasil está em octagésimo oitavo lugar, atrás da Argentina (38º), Uruguai (39º) e Venezuela (59º). O ensino básico e o médio são responsabilidade de estados e municípios. O governo de São Paulo desde os primeiro momentos de José Serra optou por impor livros da Editora Abril (que edita VEJA), sem concorrência, licitação, tanto quanto por enquadrar professores movidos a salários de fome através de borduna da Polícia Militar.

Não faz diferente o governador, ex-governador, tucano de Minas Gerais Aécio Neves.

Em compensação a Editora Abril através de seu carro chefe VEJA somou-se à coligação GLOBO/PSDB/PPS com o firme propósito de eleger Serra presidente da República.

Já Cuba, onde a saúde pública é modelo em todo o mundo, bom, aí é querer demais que o JORNAL NACIONAL noticie um fato desses. Escondem, lógico.

Quando era presidente da República FHC iniciou um processo de sucateamento da universidade pública, através de seu ministro da Educação, Paulo Renato. O negócio era transformar a educação de terceiro grau em grande negócio. Privatizar. O processo de recuperação é difícil, árduo, mas segue em curso desde que o atual presidente assumiu o governo.

Essa turma ameaça voltar em 2011.
 
Fonte do post: