sábado, 27 de março de 2010

UIT reconhece o Ginga da TV Digital brasileira

TV Digital: Ginga, completo, vira padrão UIT

Uma grande vitória para o país. Assim, a notícia de que outras partes do Ginga, além do módulo NCL, foram reconhecidos pela União Internacional de Telecomunicações -UIT, foi recebida pelo Fórum SBTVD. O padrão brasileiro Ginga passa a constar agora como quarto padrão mundial para interatividade, ao lado do o americano (ATSC), do europeu (DVB) e o próprio ISDB, na recomendação do organismo da ONU que busca a harmonização técnica entre eles em um único middleware padrão.

A chegada do Ginga-J, tecnologia de ponta e sem os custos de royalties, quebra parâmetros no próprio conceito de TV digital da UIT. Até aqui, todos os padrões harmonizados, baseados no GEM, tinham custos de royalties associados. Com o Ginga-J esse quadro muda. (via idgnow.uol.com.br)

http://br-linux.org/2010/tv-digital-ginga-completo-vira-padrao-uit/
Por Marc_santos

Em termos de mercado mundial, a interatividade do GEM ou Ginga vai ser atropelada por aparelhos de TV e set-top boxes capazes de navegar na Internet. Os modelos mais caros de TV já possuem WiFi e rodam vídeos do Youtube, applets e até mesmo possuem o Skype. Computadores e unidades de armazenamento baratos estão dando origens à HTPCs (Home Theater Personal Computers) capazes de não só reproduzir vários tipos de media, receber sinais de TV digital, gravar programas e navegar na Internet com preços indo de US$80 a US$250 (veja o preço de um decodificador não interativo aqui no Brasil…).

Ainda, as grandes empresas não estão tão dispostas a fazer modificações necessárias para rodar o Ginga (li isso outro dia numa entrevista com um diretor da Samsung – que já faz TVs com acesso ao youtube).

O Ginga só é suportado pela emissoras e pelo governo que se dobra diante delas por que elas podem ter controle do que é divulgado/vendido através do canal interativo com o Ginga. Coloque acesso livre à Internet através de um navegador comum (rodando em linux), que não precisa pagar royalties, e tudo será perdido.

Para finalizar, a grande ironia é que o propalado canal de retorno da TV digital brasileira acabará rodando sobre conexões de Internet. Ou seja, vc poderia ter acesso a um conteúdo muito mais vasto, mas vai ficar preso numa sisteminha que só vai te permitir votar no BBB ou comprar a saia da mocinha da novela.
Fonte do Post:
Leia também: